Biodiesel

A produção de biodiesel brasileira está aumentando, no entanto, as pesquisas para o desenvolvimento de tecnologia nacional atravessam um momento crítico. É o que mostra uma pesquisa inédita do Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) que servirá de termômetro para um balanço do setor.

Atualmente, o biodiesel é vendido nos postos misturado ao diesel. no início do ano a índice de mistura era de 2%. Hoje, já é de 3% e deverá chegar a 5% em 2013. Isso fez a produção saltar de 69 mil metros cúbicos, em 2006, para 213 mil metros cúbicos, de janeiro a março deste ano.

De acordo com o levantamento, que será publicado no próximo mês, as patentes relacionadas ao biodiesel também cresceram. Entre 2003 e 2007, o total de registros saltou de 2 para 27, o que fez o Brasil avançar da 13ª para a 5ª colocação na lista dos países que mais investem nesse tipo alternativo de combustível. Nesse período, os EUA, líderes nessa lista, passaram de 61 para 287 patentes. Segundo a coordenadora do estudo, Cristina D"Urso de Souza Mendes, apesar dos avanços, só seis patentes nacionais foram feitas em países onde o consumo de biodiesel já é considerável, como EUA e Alemanha.

"Não podemos perder o ritmo do depósito dessas patentes, especialmente no exterior", diz Mendes. "Os estrangeiros estão fazendo o registro de suas tecnologias em locais onde a produção está acelerada e os brasileiros também deveriam estar atentos a isso", afirma a pesquisadora.

com JOANA CUNHA e VERENA FORNETTI e JULIO WIZIACK

Veja mais